TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A AMIZADE NÃO SE PROCURA, EXERCITA-SE

"É um erro desejar ser compreendido antes de se ser elucidado por si mesmo a seus próprios olhos. 

É procurar prazeres na amizade, e não méritos. 

É qualquer coisa de mais corruptor ainda do que o amor. 

Venderias a tua alma por amor.



Aprende a repelir a amizade, ou melhor, o sonho da amizade. 

Desejar a amizade é um grande erro.

A amizade deve ser uma alegria gratuita como as que a arte ou a vida oferecem. 

É preciso recusá-la para se ser digno de a receber: ela é da categoria da graça («Meu Deus, afastai-vos de mim...»). É dessas coisas que são dadas por acréscimo. 

Toda a ilusão de amizade merece ser destruída. (... )

Desejar escapar à solidão é uma covardia. 

A amizade não se procura, não se imagina, não se deseja; exercita-se (é uma virtude). 

Ou melhor (pois não é necessário desbastar-se a si mesmo rigorosamente), tudo o que, na amizade, não passe por alterações efetivas deve passar por pensamentos ponderados. 

É absolutamente inútil privar-se da virtude inspiradora da amizade. 

O que deve ser severamente proibido, é sonhar com os prazeres do sentimento. É corrupção. E é tão estúpido como sonhar com a música ou com a pintura. 

A amizade não se deixa afastar da realidade, tal como o belo. E o milagre existe, simplesmente, no fato de que ela existe."


Simone Weil, 
in 'A Gravidade e a Graça'
Filósofa
França - 1909  / 1943





SOBRE A AMIZADE

em coisas minhas por  em 08 de mar de 2012 às 10:43


amigos.jpg








Não tenho muito jeito com as palavras e por isso posso não saber dizer, desta forma, aquilo que desejo que saibas. Mas, mesmo assim, vou tentar.


Sabes que alguém é teu amigo quando, deixando-te o espaço e o tempo que precisas para te encontrares, te vai mostrando em pedaços de carinho - que podem ser grandes ou pequenos - que está lá, presente, perto enquanto longe, para te dar - quando quiseres - o abraço que te faz falta.

E sabes que alguém é teu amigo quando, não se intrometendo nem forçando nem dizendo a toda a hora que "o pior já passou", te diz - mesmo sem palavras - que a tua dor é a sua dor, e que as tuas lágrimas são as suas lágrimas, e que mesmo não podendo saber aquilo que sentes o peso que sente no seu peito é o mesmo peso que tu sentes no teu.
Sabes que alguém é teu amigo quando te respeita. Quando não te força a avançar. Quando não minimiza a dor que sentes, forrando-a com palavras cheias de nada. Sabes que alguém é teu amigo quando não te força a rir, mas fica feliz quando vê que já consegues não chorar.
Sabes que alguém é teu amigo quando, sem saber bem o que te dizer, diz apenas que "o amor vale sempre a pena". Ainda que doa, ainda que esmague, ainda que te tenha deixado no peito uma coisa que é felicidade e saudade daquilo que foi e já não é.
E sabes que alguém é teu amigo quando sabes que - ainda que sintas que não tens jeito com as palavras e te pareça que não consegues pôr para fora tudo aquilo que sentes - ele vai entender exatamente o que queres dizer, mesmo que não sejas capaz de dizer uma única palavra.
Porque um amigo é assim. Leva consigo e guarda em si o pedaço de alma que lhe demos emprestado, para nos devolver quando a vida - como ela é - nos eleva ou nos sacode sem aviso.
São amigos.
E isso basta.

Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/doze/2012/03/sobre-a-amizade.html#ixzz1omwIj0K3




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.