TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

quinta-feira, 6 de março de 2014

GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ... Realismo Mágico Na Literatura Latino-Americana

Gabriel García Márquez



Nascido em Aracataca, na Colômbia, em 6 de março de 1928, o jornalista e escritor Gabriel José García Márquez recebeu do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Sua obra-prima, "Cem Anos de Solidão", é reconhecida internacionalmente como um dos mais engenhosos textos escritos em língua espanhola.

Para García Márquez, "O Amor nos Tempos do Cólera" é o seu melhor romance. Nele, o leitor acompanha a história do amor não realizado do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza, uma donzela de família.

Em "Memória de Minhas Putas Tristes", a primeira obra de ficção do autor, um intrigante solitário personagem relembra suas aventuras sexuais, peregrinando de bordel em bordel até viver uma história de amor.

Por meio de relatos de testemunhas, "Crônica de uma Morte Anunciada" narra o último dia de vida de Santiago Nasar, um quebra-cabeça que é montado aos poucos.

"Notícia de um Sequestro" mostra a dramática situação vivida na Colômbia, especificamente a guerra do tráfico de drogas. Utilizando um estilo de reportagem, García Márquez foca sua narrativa tanto no cotidiano dos cativeiros como nas negociações entre traficantes, nos parentes das vitimas e nas repercussões da vida dos colombianos.


Biografia de Gabriel Garcia Márquez
 obras  -    frases



Quem é Gabriel Garcia Márquez 
Gabriel Garcia Márquez: importante escritor colombiano do século XX

Gabriel Garcia Márquez é um importante escritor de contos, novelista, jornalista e ativista político colombiano. Nasceu em 6 de marco de 1927, no município de Aracataca. É considerado pela crítica literário mundial como sendo um dos mais importantes escritores do século XX. Em 1982, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra. A obra mais popular de Garcia Márquez é "Cem anos de solidão", onde o autor mistura o épico com o realismo fantástico.


 (principais momentos e fatos de sua vida):
- Filho de Luisa Santiaga Márquez e Gabriel Eligio García. Seu pai era farmacêutico.
- Foi criado pelos seus avós maternos, pois os pais foram moram, em 1929, na cidade de Barranquilha.
- Em 1947, então com 20 anos, foi estudar Ciências Políticas e Direito na Universidade de Bogotá. Porém, abandou o curso sem terminá-lo.
- Em 1948, mudou-se para a cidade de Cartagena e começou a trabalhar como Jornalista.
- Em 1949, foi morar na cidade de Barranquilha para trabalhar como repórter para o jornal El Heraldo.
- Em 1954, começou a trabalhar como repórter e crítico para o jornal El Espectador.
- Em 1955, publicou seu primeiro romance "La Hojarasca".
- Em 1958 foi trabalhar na Europa como correspondente internacional. Ao retornar para Barranquilha, casou-se com Mercedez Barcha com quem teve dois filhos.
- Em 1961 foi trabalhar em Nova Iorque como correspondente internacional. Porém, suas ligações como o regime político de Cuba fez com que a CIA o perseguisse. Vai morar então no México.
- Em 1967, publicou sua obra mais famosa "Cem anos de solidão".
- Em 1982 vem o reconhecimento internacional de sua obra com o recebimento do Prêmio Nobel de Literatura.
- Seu interesse por cinema o fez fundar, em 1986, a Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba.

Na quinta-feira (dia 17 de abril de 2014), morre do Gabo, aos 87 anos de idade 


Frases de Gabriel Garcia Márquez:

- "O sexo é o consolo que temos quando o amor não nos alcança."
- " O bolero é a vida."
- "A moral também é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver."
- "Nunca abandone o barco em alto-mar."
- "A idade não é o que temos, mas a que sentimos."
- "Não existe pior desgraça que morrer sozinho." 


Título: Cem Anos de Solidão

Autor: Gabriel García Márquez
Tradução: Eric Nepomuceno
Introdução : Eric Nepomuceno
Projeto gráfico: Eric Nepomuceno
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 2009
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 448 páginas
ISBN: 978-85-0107-889-6
Peso: 670g
Dimensões: 230mm x 160mm







Sinopse

Com nova tradução e projeto gráfico, esta obra de Gabriel García Márquez vem com nova edição.
O autor narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família. Todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.
Vencedora do prêmio Nobel de literatura em 1982, a obra já foi traduzida para mais de 40 línguas.

Título: O Amor nos Tempos do Cólera

Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 1985
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 432 páginas
ISBN: 85-0102-872-X
Peso: 490g
Dimensões: 210mm x 140mm x 20mm

Sinopse

Segundo o autor Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de 1982, "O Amor nos Tempos do Cólera" é o seu melhor romance, superando o grande clássico "Cem Anos de Solidão", que conquistou gerações de leitores. Esta obra-prima do realismo fantástico teve como ponto de partida a relação dos próprios pais do escritor, que enfrentaram a resistência do pai da noiva e a distância física.
O livro conta a história do amor não realizado do telegrafista, violinista e poeta (as mesmas profissões do pai de García Márquez) Florentino Ariza por Fermina Daza, uma respeitável donzela de família. Por conta do seu ofício "principal", e a consequente necessidade de entregar telegramas e cartas, o protagonista da trama acaba por ter contato com a família da moça. Daí, nasce uma paixão febril que ainda será mantida no anonimato por algum tempo.
Lorenzo, o pai, descobre o idílio e envia sua filha a uma viagem de um ano, na tentativa de fazê-la se esquecer de Florentino. A estratégia funciona. Quando retorna e o pretendente misterioso finalmente se identifica, Fermina o rejeita e casa-se com outro homem, considerado um "bom partido". A partir disso, só resta a Lorenzo duas opções: esperar ou esquecer.
A obra foi adaptada ao cinema e lançada, com o mesmo título, no ano de 2007.





Título: Memória de Minhas Putas Tristes

Autor: Gabriel García Márquez
Tradução: Eric Nepomuceno
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 2005
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 128 páginas
ISBN: 85-0107-265-6
Peso: 200g
Dimensões: 210mm x 140mm x 10mm























Sinopse

Gabriel García Marquez, sempre espetacular, dá vida a um velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que está vivo. Primeira obra de ficção do autor colombiano, "Memória das Minhas Putas Tristes" desfia as lembranças de vida deste inesquecível e solitário personagem.
O leitor acompanha todos os passos das aventuras sexuais deste senhor, que narra suas memórias de uma vida centenária e embrutecida. Anos escrevendo crônicas maçantes para um provinciano jornal, dando aulas de gramática, andando sem rumo de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis. Até, enfim, chegar a uma inesperada, intensa e surpreendente história de amor.


Título: Crônica de uma Morte Anunciada
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Edição: 33
Ano: 2005
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 176 páginas
ISBN: 85-0101-943-7
Peso: 200g

 Sinopse

Fatalidade, destino ou absurdo da existência humana? Neste romance, Gabriel García Márquez narra o último dia de vida de Santiago Nasar a partir de um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através dos relatos de testemunhas que estiveram próximas do morto em seus últimos 

Título: Notícia de um Seqüestro

Autor: Gabriel García Márquez
Tradução: Eric Nepomuceno
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 1996
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 318 páginas
ISBN: 85-0104-694-9
Peso: 380g
Dimensões: 220mm x 140mm x 10mm

Sinopse

Abordando um tema explosivo, Gabriel García Márquez fez uma pesquisa minuciosa antes de escrever este livro. Colheu depoimentos de dezenas de pessoas envolvidas no drama de sequestros ocorridos na Colômbia em 1990, inclusive um deles ocorrido com uma amiga próxima.
Mesclando histórias reais com ficção, o livro tem o objetivo de mostrar as diversas facetas da dramática situação vivida na Colômbia, especificamente a guerra do tráfico de drogas.
Utilizando um estilo de reportagem, autor oferece muita ação ao focalizar sua narrativa tanto no cotidiano dos cativeiros como nas negociações entre traficantes, nos parentes das vitimas e nas repercussões da vida dos colombianos


Gabriel José García Márquez1 (Aracataca, 6 de março de 19272 ) é um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século 20, ele foi premiado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive actualmente no México. É pai do cineasta Rodrigo García.
Em abril de 2009 declarou que se aposentou e que não pretendia escrever mais livros. Essa notícia viu-se confirmada em 2012, quando o seu irmão, Jaime Garcia Marquez, noticiou que foi diagnosticada uma demência a Gabriel Garcia Marquez e que, embora esteja em bom estado físico, perdeu a memória e não voltará a escrever.3

 

Primeiros dias



Gabriel García Márquez, também conhecido por Gabo, nasceu em 6 de março de 1927, na cidade de Aracataca, Colômbia, filho de Gabriel Eligio García e de Luisa Santiaga Márquez,4 5 , que tiveram ao todo onze filhos. Logo depois que García Márquez nasceu, seu pai se tornou um farmacêutico. Em janeiro de 1929, seus pais se mudaram para Barranquilla,6 7enquanto García Marquez permaneceu em Aracataca. Foi criado por seus avós maternos, Doña Tranquilina Iguarán e o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía.6 8 Quando ele tinha oito anos, seu avô morreu, e ele se mudou para a casa de seus pais em Barranquilla, onde seu pai era proprietário de uma farmácia.9 10
Seu avô materno Nicolás Márquez, que era um veterano da Guerra dos Mil Dias, cujas histórias encantavam o menino, e sua avó materna Tranquilina Iguarán, exerceram forte influência nas histórias do autor. Um exemplo são os personagens de Cem Anos de Solidão.
Gabriel estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá. Passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites; sua adolescência foi marcada por livros, em especial A Metamorfose, de Franz Kafka. Ao ler a primeira frase do livro, "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso", pensou "então eu posso fazer isso com as personagens? Criar situações impossíveis?". Em 1947 muda-se para Bogotá para estudar direito e ciências políticas na universidade nacional da Colômbia, mas abandonou antes da graduação. Em 1948 vai para Cartagena das Índias, Colômbia, e começa seu trabalho como jornalista.

 

Jornalismo

Seu trabalho como jornalista foi para o jornal El Universal. Em 1949 vai para Barranquilha e trabalha como repórter para o jornal El Heraldo. Neste mesmo período participa de um grupo de escritores para estimular a literatura. Em 1954 passa a trabalhar no El Espectador como repórter e crítico.
Em 1958 trabalha como correspondente internacional na Europa, retorna a Barranquilha e casa-se com Mercedes Barcha com quem tem dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Em 1961 vai para Nova Iorque para trabalhar como correspondente internacional, mas suas críticas a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro o fizeram ser perseguido pela CIA e com isso muda-se para o México. Em 1994 funda juntamente com seu irmão, Jaime Abello, a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano.

 

Literatura

Teve como seu primeiro trabalho o romance "La Hojarasca" publicado em 1955. Em 1961 publica "Ninguém escreve ao coronel". A obra Relato de um náufrago, muitas vezes apontada como seu primeiro romance, conta a história verídica do naufrágio de Luis Alejandro Velasco e foi publicado primeiramente no "El Espectador", somente sendo publicada em formato de livro anos depois, sem que o autor soubesse. O escritor colombiano possui obras de ficção e não ficção, tais como Crônica de uma morte anunciada e El amor en los tiempos del cólera. Em 1967 publica Cem Anos de Solidão, livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração. Este livro foi considerado um marco da literatura latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado "Realismo Fantástico". Suas novelas e histórias curtas - fusões entre a realidade e a fantasia - o levaram ao Nobel de Literatura em 1982. Em 2002 publicou sua autobiografia Viver para contar, logo após ter sido diagnosticado um câncer linfático. Marquéz apontou como o seu mestre o escritor Norte-Americano William Faulkner11 .

 

Cinema

Tem interesse por cinema e trabalha principalmente como diretor. Em 1950 estudou no Centro experimental de cinema em Roma. Participou diretamente de alguns filmes tais como Juego peligroso, Presságio, Erendira, entre outros. Em 1986 funda Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba, para apoiar a carreira de jovens da América Latina,Caribe, Ásia e África. Em 1990 conhece Woody Allen e Akira Kurosawa, diretores pelos quais tem admiração.

Obra

·         O enterro do diabo: A revoada (La Hojarasca) (1955)
·         Maria dos prazeres
·         Relato de um náufrago
·         A sesta de terça-feira
·         Ninguém escreve ao coronel (1961)
·         Os funerais da mamãe grande
·         Cem anos de solidão (1967)
·         Entre amigos
·         Olhos de cão azul
·         O outono do Patriarca
·         Como contar um conto (1947-1972)
·         Crônica de uma morte anunciada (1981)
·         Textos do caribe
·         Cheiro de goiaba
·         O Amor nos tempos do cólera (1985)
·         O general em seu labirinto
·         Doze contos peregrinos (1992)
·         Do amor e outros demônios (1994)
·         Notícia de um sequestro
·         Obra periodística 1: Textos Andinos
·         Obra periodística 3: Da Europa e América
·         Viver para contar
·         Obra Jornalística 5: Crónicas, 1961-1984

Prêmios e condecorações

·         Prémio de Novela ESSO por "má hora:o veneno da madrugada" (1961)
·         Doutor Honoris Causa da Universidade de Columbia em Nova Iorque (1971)
·         Medalha da Legião Francesa em Paris (1981)
·         Condecoração Águila Azteca no México (1982)
·         Nobel de Literatura (1982)
·         Prémio quarenta anos do Círculo de jornalistas de Bogotá (1985)
·         Membro honorário do Instituto Caro y Cuervo em Bogotá (1993)
·         Doutor Honoris Causa da Universidade de Cádiz (1994)

 

Referências

2.    Ir para cima Gabriel García Márquez Turns 80. BBC News (Março 2007). Página visitada em 30 de março de 2008.
4.    Ir para cima Saldívar 1997, p. 86
6.     Ir para:a b Saldívar 1997, p. 87
11.  Ir para cima Garcia Marquéz e Apuleyo Mendonza "Aroma a Goiaba"

Referências bibliográficas

·         Apuleyo Mendoza, Plinio; Gabriel García Márquez. The Fragrance of Guava (em inglês). Londres: Verso, 1983. ISBN 0860919652
·         Conversations with Gabriel García Márquez. Jackson: University Press of Mississippi, 2006. ISBN 1578067847
·         García Márquez, Gabriel. Living to tell the tale. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 2003. ISBN 1-4000-4134-1
·         Saldívar, Dasso. García Márquez: El viaje a la semilla: la biografía (em espanhol). Madrid: Alfaguara, 1997. ISBN 8420482501
·         Simons, Marlise. (5 de dezembro de 1982). "A Talk With Gabriel García Márquez". New York Times. Página visitada em 2008-03-24.





  • "Não há medicina que cure o que a felicidade não cura."
    (Do Amor e Outros Demônios)

  • "O passado era mentira, que a memória não tinha caminhos de regresso, que toda primavera antiga era irrecuperável e que o amor mais desatinado e tenaz não passava de uma verdade efêmera."
    (Cem Anos de Solidão)

  • "Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados."
    (O Amor nos Tempos do Cólera)

  • "A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente."
    (Memórias de Minhas Putas Tristes)
  • "Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza."
    (Memórias de Minhas Putas Tristes)
  • "O desejo de esquecê-lo era o mais forte estímulo para se lembrar dele."
    (O Amor nos Tempos do Cólera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.