TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Afinal, O Que Querem As Mulheres?"



 "Nós Queremos Querer"

Uma carta de um leitor, endereçada ao colunista Daniel Piza, do Estadão,  c0m texto muito bem escrito, sobre o tema "afinal, o que querem as mulheres?"

“Prezado Daniel,

Em junho do ano passado, você publicou a carta de uma leitora, Norma, que tinha visto a peça sobre Simone de Beauvoir com Fernanda Montenegro. Desde então ensaio escrever para você também, respondendo a ela. Na semana passada, assistindo a essa minissérie do Luiz Fernando Carvalho, Afinal, O Que Querem as Mulheres?, pensei: “Vai ser agora.” Pois eu queria defender as mulheres do que a Norma disse em alguns trechos. Ela se queixou, por exemplo,  daquele movimento dos sem-namorado, com mulheres que parecem sonhar com o “amor eterno”, e das que desistem disso e passam a escolher homens por interesse, porque o sujeito tem dinheiro ou fama ou, pelo menos, faz rir. Eu, que tenho a mesma idade que a Norma, 33 anos (ela disse ter 32 então), embora seja casado, acho que elas são bem mais sutis que isso. Pelo menos as melhores.
Fui pesquisar sobre o título da minissérie, que é uma frase do Freud, numa carta em que diz que depois de 30 anos analisando a alma feminina ainda era incapaz de entender o que elas queriam. Como sempre fazem esses filósofos, remeteu o problema para as artes: “Se quiser saber mais sobre feminilidade, avalie suas próprias experiências ou recorra aos poetas ou espere até que a ciência dê informação mais profunda e coerente.” Como a ciência ainda não avançou quase nada no tema e muitos poetas são homens exaltando ou  chorando as amadas, prefiro me basear na minha experiência. Freud, por sinal, era um tanto careta nesse assunto: achava que as mulheres não gostavam de mudança e só tinham o objetivo de ser mães; e viveu de acordo com essas premissas. Mas, convenhamos, mais do que compensou ao mostrar o custo da repressão sexual.
É verdade que ainda existe nas mulheres muita idealização sobre relacionamentos, uma cobrança de perfeição que é difícil quitar, um impulso para colocar o homem no centro de sua vida – fingindo que não – e transferir para ele problemas que não pode resolver. Me pergunto se boa parte desse comportamento não é uma reação aos séculos em que ficou submissa, reprimida, no papel de reprodutora sem opinião. Ok, mais de 150 anos se passaram desde que Emma Bovary recusou esse papel, e as gerações seguintes poderiam ter aprendido que o troco à submissão não é querer que os homens realizem todas as suas vontades – as quais aumentam toda vez que são satisfeitas… Lembro aquela canção do Bob Dylan, It Ain”t me, Babe, em que ele diz que não é o cara sempre forte, protetor e gentil que a namorada quer, o cara que jura que nunca vai embora e morrerá por ela se preciso. Mas não é simples assim.
A Norma disse que invejava a experiência de vida da Simone, apesar de ela ter idolatrado um homem, Sartre, que nunca lhe deu o verdadeiro prazer sexual, que ela só foi ter com um escritor americano, Nelson Algren. Mas não disse que o problema também estava em Sartre ou mesmo no Algren, que não conseguiram dar a ela a mente e o corpo juntos! Esse nível de exigência das mulheres é muito bom para todos, Daniel, e sei que você sabe disso. Acho que foi Bill Cosby, o comediante de TV, que respondeu à pergunta de Freud dizendo que as mulheres querem é que os homens parem de fazer essas perguntas tolas… Quando uma mulher faz charme ou seduz para ganhar presentes, quando presta atenção em nossa conversa em busca de inteligência e humor, quando nos obriga a reinventar flertes e mostrar respeito, quem ganha é a civilização.
Nós, homens, somos como André (Michel Melamed), a quem Lívia (Paola Oliveira) chama de “patético” e abandona. Como ele, passamos horas tentando entender a complexidade virtual das mulheres com nossos mecanismos ultrapassados, como máquinas de escrever, gravadores de rolo e expressões de criança. Elas são em 3D e as olhamos sem óculos. São um dial inteiro e procuramos uma só sintonia. São um piano que tocamos com um martelo. Somos tão banais, Daniel, que se a minissérie se chamasse Afinal, O Que Querem os Homens?, com quase unanimidade responderíamos: queremos a Paola Oliveira. Freud e Sartre talvez dissessem que essa é a redentora objetividade masculina, invejada pelas mulheres, e de fato o que mais falta a elas é lembrar que a libido é fundamental para a liberdade ou, como diz um amigo, que mulher não deveria virar parente. Só que há muitos outros pontos na questão.
O homem mais enganado de todos será aquele que achar que isso tudo é porque elas não dissociam sexo e amor. Ao contrário, elas sabem, depois de abandonar o idealismo juvenil, que podem amar um homem por quem perderam a atração ou se sentir atraídas por um que jamais amariam. A maioria dos casamentos, por sinal, está num estágio ou no outro. Sim, pode até ser que em média os homens queiram transar mais vezes, mas uma média não define uma essência. Conheço muitas e muitas mulheres que estão desesperadas com a falta de vontade e criatividade dos maridos. Queriam um sexo tão intenso quanto o amor que sentem ou sentiam. Que mal pode haver nisso, Norma?
Falei dos poetas que cantaram suas amadas durante séculos, desde os trovadores provençais até Chico Buarque e Elvis Costello. Os cientistas e documentaristas mostram como na natureza é comum o cortejo e a competição dos machos por suas fêmeas. Mas as coisas mudam, as mulheres também, e uma das coisas que distinguem o ser humano dos outros animais é que não faz amor apenas para reproduzir ou confirmar laços afetivos. Nas últimas décadas, Daniel, o que tem acontecido? Cada vez mais são as mulheres que fazem canções para falar dos homens. Diana Krall, Madeleine Peyroux e Norah Jones começaram a compor, já não interpretam apenas. Björk, que é tão vanguarda quanto Radiohead, repete “Como pude ser tão imatura? Achar que ele substituiria tudo que falta em mim.” Amy Winehouse confessa ter chorado no chão da cozinha, Lady Gaga diz que prefere um mau romance a uma amizade. Viva, elas estão se expressando!
Aos poucos, com todas as diferenças, encontro mulheres como a minha, Daniel, que entendem que os relacionamentos podem ser de vários gêneros: pode ser um romance clássico, cheio de capítulos e peripécias; pode ser um conto, com fim breve, nem por isso definitivo; pode ser um poema, que é mais breve que um conto e pode ser mais memorável que um romance; ou pode ser tudo isso, como um romance modernista, com ameaças de epílogos e rupturas, ziguezagues e recomeços. E nada mais próprio ao ser feminino do que essa noção aberta e móvel da vida. Elas querem poder, claro, e cada vez mais estão chegando lá. Mas elas querem, acima de tudo, querer. Sexo, amor, dinheiro, joias, risadas, talento, poder. Afinal, o que não querem elas sempre souberam.

Do seu leitor, Henrique.”
http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/elas-querem-querer/


Simplesmente Mulher


"Me respeita e me abusa / Me ame como quiser / Simples demais ou confusa / Sou simplesmente mulher."


Silvia Machete

Silvia Machete: simplesmente mulher

Cheia de malemolência, Silvia Machete apresenta as delícias e contradições do feminino assumido.



Mulheres são a grande contradição de tudo. A anti-matéria, o anti-efeito, o contra-golpe. Dizer em voz alta meia dúzia de paradoxos femininos já foi um grande sinal de fraqueza. Para chegar ao patamar de igualdade que garantiu o direito ao voto, ao trabalho e a escolha de quem casar, com quem transar, quando ter ou não filhos, muitas coisas foram renegadas no caminho.
Do próprio funcionamento biológico, que demarca uma série de diferenças entre homens e mulheres e as coloca irremediavelmente de ciclos que só a natureza, dentro dos seus critérios caóticos, consegue controlar. Robert Johnson, Chico Buarque, Almodóvar e Milan Kundera foram alguns dos primeiros a farejarem que, não, elas não são nada estáveis, mas sim, é impossível fugir da confusão que deixam por onde passam. Tem algo de fascinante e destrutivo.
Mas e as mulheres falando delas mesmas? Visto de dentro, o mundo das portadoras de útero é ainda mais bizarro e confuso e conseguir assumir todos os lados de tantas moedas, sem ter de tirar as ombreiras é uma tarefa feminina bastante século XXI; o orgulho do paradoxo é a a fonte das narrativas desenhadas de Maitena e Marjane Satrapi, também nas falas afiadas de Fernanda Young. Ficamos mais inteligentes para falar de nós mesmas sem pieguismos - pero sin perder la ternura. E agora é a cantora Silvia Machete, que já ensaiava bater o pau na mesa da feminilidade assumida e inexplicável, que vem engrossar o time.
Já falamos dela certa vez aqui no Obvious. A brasileira que largou os trapézios de circo para ir cantar sobre os mais variados e desvairados assuntos, acompanhada de muita irreverência e show de equilibrismo, apresenta seu novo vídeo “Simplesmente Mulher”.
A música faz parte do seu primeiro disco Bomb of love – musica safada para corações românticos do ano passado e agora também comparece na trilha sonora da novela Caras e Bocas da Globo. O clipe visita o fluorescente universo de Silvia Machete, uma mistura de pin-up, macumba e bambolês para falar um pouco das misérias e grandezas do ser mulher. Claro, com toda loucura e qualidade musical que são marcas da moça. Destaque para a La Belle de Jour no espelho, para os pombos e todo o passional exagero kitsch. A direção é de André Mello com as produtoras Cabiria Entertainment e Culto Circuito.


Leia Mais:
publicado em musica por priscilla santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.