TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

sábado, 14 de maio de 2011

Verdades e Mentiras do Mundo Atual





Com este vídeo-documentáriopodemos entender como a "crise europeia" foi sendo criada. É longo, mas vale a pena assistir.


Documentário Catastroika em português 

publicado em 2 de junho de 2012 às 17:05


por Jair de Souza

O documentário nos mostra em detalhes como se gestou a crise na Grécia. Também nos deixa muito claro que permanece plenamente em vigor a máxima do neoliberalismo econômico, a qual reza que: “Todo lucro deve sagradamente ser apropriado de forma privada, e todos os prejuízos que surjam desse processo de apropriação devem necessariamente ser assumidos pelo conjunto da sociedade”.

Em outras palavras, o neoliberalismo defende a ideologia robinhoodiana com sinal trocado: “Tirar dos pobres para servir aos ricos”.

Creio que você já conhece o documentário grego Catastroika, recentemente lançado ao público pelos mesmos realizadores de outro importante documentário, Dividocracia.

Fiz a adaptação das legendas ao português do Brasil e gostaria de contar com a ajuda do Viomundo  para sua divulgação entre nós.

Neste novo documentário, podemos constatar como se originou a política global de privatizações em massa, com a aplicação dos métodos muito bem relatados por Naomi Klein em seu conceituado livro A doutrina do choque.

Podemos ver que, para implementar o propalado modelo de “Estado mínimo”, é preciso usar ao máximo a força do Estado, especialmente forças militares e policiais, para vencer as enormes resistências de grande parte da população. Ou seja, os defensores do “Estado mínimo” apelam para o Estado máximo para impor suas condições a toda a sociedade.

A partir dos postulados do neoliberalismo, entenderemos que o Estado só deverá manter-se afastado na hora da apropriação dos recursos gerados pelo conjunto da nação (para evitar que os mesmos caiam nas mãos erradas da maioria). Estes recursos devem sempre ficar à disposição dos grupos econômicos (especialmente os representantes do capital financeiro) que de fato comandam o Estado. A participação estatal na questão da distribuição da renda só será admitida (e, na verdade, exigida) quando o modelo entrar em crise e gerar situações que ponham em risco os interesses dos grupos econômicos dominantes. Aí, sim, o Estado precisa desempenhar um papel de primeira linha e deve atuar para fazer com que o conjunto da sociedade assuma os custos da crise originada pelas ações especulativas daqueles que vinham se beneficiando do sistema.






"DOIS SÉCULOS DE CONQUISTAS ESTÃO SENDO JOGADOS NO LIXO"




Em entrevista à Televisão da Catalunha, o escritor uruguaio Eduardo Galeano fala sobre as mobilizações que levaram milhares de jovens para as ruas de diversas cidades espanholas nos últimos dias. "Esse é um dos dramas do nosso tempo. Dois séculos de lutas operárias que conquistaram direitos muito importantes para a classe trabalhadora, estão sendo jogados na lata de lixo por governos que obedecem à uma tecnocracia que se julga eleita pelos deuses para governar o mundo. É uma espécie de governo dos governos, como este senhor que agora parece que se dedica a violar camareiras, mas antes violava países e era aplaudido por isso".
Em entrevista ao programa "Singulars", da Televisão da Catalunha (TV3), o escritor uruguaio Eduardo Galeano fala sobre as manifestações dos últimos dias que levaram milhares de jovens para as ruas de diversas cidades espanholas. Galeano esteve em Madri e pode presenciar ao vivo as mobilizações na Porta do Sol. Disponibilizamos abaixo a entrevista concedida ao jornalista Jaume Barberà e destacamos alguns trechos da fala de Galeano:


Untitled from Rebelión on Vimeo.


"Há hoje em quase toda a América Latina um problema visível e preocupante que é o divórcio entre os jovens, as novas gerações, e o sistema político, o sistema de partidos vigente. Eu não reduziria a política à atividade dos partidos, por que ela vai muito mais além, mas isso é preocupante mesmo assim".

"Nas últimas eleições chilenas, por exemplo, 2 milhões de jovens não votaram. E não votaram porque não se deram ao trabalho de fazer o registro eleitoral. Suponho que a maioria não fez o registro por que não acredita nisso. E me parece que isso não é culpa dos jovens. Neste sentido, gostei muito de ter presenciado essas manifestações que tive oportunidade de ver na Porta do Sol".

"Um dos lemas que ouvi era 'com causa e sem casa', o que é muito revelador da situação atual. Muitos daqueles jovens ficaram sem casa e sem trabalho. Isso deve ser levado em conta. Esse é um dos dramas do nosso tempo. Dois séculos de lutas operárias que conquistaram direitos muito importantes para a classe trabalhadora, estão sendo jogados na lata de lixo por governos que obedecem à uma tecnocracia que se julga eleita pelos deuses para governar o mundo".

"É uma espécie de governo dos governos, como este senhor que agora parece que se dedica a violar camareiras, mas antes violava países e era aplaudido por isso. É essa estrutura de poder, muitas vezes invisível, que de fato manda. Por isso, quando se consegue aglutinar vozes capazes de dizer 'basta' a primeira coisa a fazer é ouvi-las com respeito, sem desqualificá-las de antemão e saber esperar. Esses jovens não parecem esperar ordens de ninguém. Agem espontaneamente, aliando razão à emoção. Como vai acabar isso? Não sei. Talvez acabe logo, talvez não. Vamos ver".

"O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. Ele é uma fonte de virtudes. Em troca, condena o fracasso. Perder é o único pecado para o qual, no mundo de hoje, não há redenção. Estamos condenados a ganhar ou ganhar. Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem".
ENTREVISTA INTEGRAL EM: 



ASSINE CAROS AMIGOS

Da spanishrevolution
à brazilianrevolution


Por Bernardo Gutiérrez

Muitos amigos brasileiros estão perguntando para mim sobre a spanishrevolution. O mídia mainstream brasileira publicou pouco e entendeu quase nada. Por isso, vou fazer um exercício muito simples para entender a chamada spanishrevolution. Imagina que uma ministra de Cultura (Ana Buarque do Holanda, por exemplo) aprova uma lei sobre direitos de autor da Internet que despreza licenças como Creative Commons, corta liberdades civis na rede e faz o jogo da indústria audiovisual. Um grupo de ativistas digitais cria uma plataforma navoteneles, pedindo para castigar os partidos que aprovaram a lei (imaginemos aqui, PT, PSDB e PMDB). O grupo, indignado com os casos de corrupção, começa fazer ´wikimapas´ feitos em redes com os candidatos corruptos. Depois, milhares de grupos que lutam por causas diferentes entram na luta pedindo uma “democracia real” mais participativa e transparente e ou tro sistema económico alternativo ao liberalismo. A revolução democraciareal estoura quando a polícia despeja um grupo de pessoas que estavam acampadas na principal praça da capital do país. As redes sociais espalham rapidamente a brazilianrevolution e os cidadãos, altamente conectados, descentralizados e organizados, invadem as praças do país inteiro e discutem, no asfalto e na Rede, uma nova sociedade. A campanha política em andamento para as eleições regionais fica paralisada e o mundo começa olhar para uma nova revolução digital de consequências imprevisíveis. Entendeu agora o que aconteceu na Espanha e as ideias que se espalham pelo mundo? Só falta temperar isso com uma crise econômica (internacional) e a explosão de uma gigantesca bolha imobiliária (espanhola) para completar a equação.

O fácil para a mídia brasileira era falar que o alto desemprego da Espanha (por volta dos 20%) provocou a revolta. É lógico: a crise e o desemprego influenciaram, mas o desemprego não foi o motivo principal, entre outras coisas porque ainda funciona o seguro desemprego. O simples era comparar a spanishrevolution às reviravoltas do mundo árabe. Só tem um ponto em comum, a importância das redes sociais no processo. Na Espanha tem democracia consolidada. As causas da revolta foram outras, várias, muitas. Os objetivos também são diferentes aos do mundo árabe. 92% dos jovens espanhóis usam a Internet, doze pontos por cima do resto da Europa, segundo o próprio Estado. A Espanha lidera também o uso de banda larga nos celulares (19,5% da população, 6,9% na Europa). O “cocktail” se completa com uma elevadíssima porcentagem de jovens formados na universidade: 39% da população espanhola entre 25 e 34 anos tem formação superior, mais que a França ou outros países europeus.  E muitos estão desempregados.

Chama minha atenção que a poderosa conta de @wikileaks no Twitter, a reportagem de Preseurop, “A revolta islandesa da Espanha”, reparou na hora que um dos links mais importantes da  spanishrevolution vinha do norte, da Islândia, o país que já teve o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevad o do mundo e que afundou nas tormentas dos mercados. De fato, uma das principais petições da spanishrevolution é exigir do governo que não ajude mais o sistema bancário que provocou a crise internacional. O link islandês-espanhol, à procura de alternativas a um mundo governado pelos mercados e pelas agências de rating é tão claro que Hordur Torfason, o homem que fez o povo islandês reagir contra banqueiros e políticos, gravou um video para parabenizar o povo espanhol.

A juventude espanhola, é claro, admira o que aconteceu nos países árabes. Foi um exemplo para todos nós. Mas a  spanisrevolution é diferente. É um passo na frente. É claramente européia. E sem, pretendê-lo, se converteu na revolta digital mais avançada do mundo. Gerou o debate sobre a democracia. E pode ser fundamental para o mundo atingir um Sistema 2.0 verdadeiramente participativo. Um detalhe: a plataforma de ciberativismo Actuable.es, que nasceu no final de 2010, foi vital para evitar que o Governo despejasse a Puerta del Sol de Madri. Em menos de 24 horas, quando a Junta Eleitoral proibiu o protesto, Actuable.es incentivou o envio de mais 150.000 e-mails para o Alfredo Pérez Rubalcaba, ministro do Interior e evitou a repressão policial e um banho de sangue. O suplemento do Estado de São Paulo publicou na passada segunda-feira o melhor trabalho sobre o assunto na imprensa brasileira: Reiniciar o sistema. Esse é o foco. E nem todo o mundo entendeu.

As duas principais forças políticas espanholas, Partido Socialista Operário Espanhol (no poder) e o direitista Partido Popular (PP), depois das eleições regionais do domingo passado, fizeram de conta que nada aconteceu.  Se a abstenção (pessoas que não votaram) fosse uma força política, teria sido a grande ganhadora, com 33% dos votos. O Partido Popular, que foi o grande ganhador, só foi votado por 24% do país. Por exemplo em Madri, só 1 em cada 3 votantes deu a sua confiança no Partido Popular, mas governará com maioria. Em Barcelona, o escândalo foi maior. 47% dos votantes ficaram em casa (ou seja, muitos na gigantesca acampada da Plaça de Catalunya, no centro de Barcelona). E Convergència i Unió (CiU), nacionalistas conservadores,  vão governar a cidade com 14% dos votos.

A spanishrevolution quer uma lei eleitoral mais justa, mais representativa. Quer uma lei de transparência das contas públicas. Quer criar um espaço para participação constante da política nacional, regional e local. Quer fazer um redesenho profundo da democracia. Mas, por enquanto, ninguém parece ter entendido o recado. E os protestos continuam. E as praças estão ainda cheias de pessoas. E já tem iniciativas como “Madrid toma los barrios” para expandir o debate e participação nos bairros, praças e ruas das cidades.

Existem causas, motivos e condições para uma  brazilianrevolution?  Os mesmos motivos que lá e muitos outros. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Espanha, apesar da crise, ainda é um dos mais elevados do mundo. O Brasil, apesar do crescimento econômico, tem alguns motivos para uma brazilianrevolution: uma nova ministra de Cultura, Ana Buarque de Holanda, que não respeitou a herança de cultura livre do Governo Lula; altos níveis de corrupção (muitos mais que lá); democracia pouco participativa; um rumo econômico focado no macro e não no micro (agronegócio, exportação, grandes obras); sérios problemas ambientais; inflação; uma especulação imobiliária crescente que vai rumo ao da bolha que estourou na Espanha; desigualdade; violência…

Além disso, o Brasil tem um ativismo admirável. Aqui nasceu o Fórum Social Mundial e o orçamento participativo. Aqui cresceu o apoio de governos ao software livre e licenças como o Creative Commons. O Brasil foi e é importantíssimo na luta pela cultura livre e pelos direitos civis na Internet, uma referência internacional. O ciberativismo brasileiro, até agora, era mais forte que o espanhol, que só estourou depois da crise, quando o país inteiro saiu da mordomia da prosperidade. Os brasileiros, graças à Avaaz, conseguiram encaminhar uma lei de "ficha limpa". Brasil é dos países mais ativos em redes sociais e tem a terceira maior penetração de Twitter do mundo (23%).

Não serei eu, estrangeiro, quem vai inventar uma  brazilianrevolution, um movimento além das esquerdas e direitas, um movimento que lute pela liberdade, pela transparência e pela democracia 2.0. Isso corresponde ao meu querido povo brasileiro. Mas pense bem: Existem causas, motivos e condições para uma brazilianrevolution?

http://www.facebook.com/democraciarealbrasil



Bernardo Gutiérrez é espanhol, jornalista, escritor e consultor de mídia. Mora em São Paulo. Seus trabalhos aparecem em La Vanguardia (Barcelona), Esquire (Madri), Expresso (Lisboa), Tage Spiegel (Berlim) ou National Geographic Brasil, entre muitos outros.

http://www.bernardogutierrez.es/

VERDADES E MENTIRAS DO MUNDO ATUAL
EDUARDO GALEANO - ITÁLIA 2004

OLÁ, BOA NOITE A TODOS.

PRA COMEÇAR, ESTOU MORALMENTE OBRIGADO A CONTESTAR ALGUMAS INFAMES CALÚNIAS.

(...)  ISSO QUE EU SOU IRÔNICO E SARCÁSTICO, NÃO CORRESPONDE À REALIDADE. EU SIMPLESMENTE CONTO AS COISAS QUE VEJO, AS COISAS QUE ESCUTO.

POR EXEMPLO, OUTRO DIA ESCUTEI UM COZINHEIRO QUE REUNIU AS AVES: AS GALINHAS, OS GANSOS, OS PAVÕES, OS FAISÃOS E OS PATOS. E EU ESCUTEI UM POUCO O QUE O COZINHEIRO DIZIA PARA ELAS. ME PARECEU INTERESSANTE E EU GOSTARIA DE CONTAR PARA VOCÊS O QUE EU ESCUTEI.

O COZINHEIRO LHES PERGUNTAVA “COM QUE MOLHO ELAS GOSTARIAM SER COMIDAS”. ... UMA DAS AVES, CREIO EU ERA UMA HUMILDE GALINHA, DISSE “NÓS NÃO QUEREMOS SER COMIDAS DE MANEIRA NENHUMA”, E O COZINHEIRO ESCLARECEU “ISTO ESTÁ FORA DE QUESTÃO”.

PARECEU-ME INTERESSANTE ESTA REUNIÃO PORQUE É UMA METÁFORA DO MUNDO.

DEMOCRACIA

O MUNDO ESTÁ ORGANIZADO DE TAL MANEIRA QUE TEMOS O DIREITO DE ESCOLHER O MOLHO COM O QUAL SEREMOS COMIDOS... E DIZEM QUE É UM MUNDO DEMOCRÁTICO, MAS EU ME PERGUNTO ATÉ QUE PONTO É DEMOCRÁTICO UM MUNDO ONDE A SOBERANIA SE CONVERTEU - A SOBERANIA DOS PAÍSES SE CONVERTEU EM UM OBJETO DE MUSEU.

POR EXEMPLO - PARA CITAR EXEMPLOS CONCRETOS, QUE ME PARECEM ÚTEIS APONTAR, O ORGANISMO QUE GOVERNA OS GOVERNOS NO MUNDO DE HOJE, O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL, É DIRIGIDO POR CINCO PAÍSES E DÁ AS ORDENS A QUASE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO - SALVO OS  QUE DÃO AS ORDENS,CLARO, QUE PODEM SER SÁDICOS MAS NÃO MASOQUISTAS.

O BANCO MUNDIAL É MAIS DEMOCRÁTICO, É PRECISO RECONHECER,  E FAZER CONSTAR ESSA GRANDE DIFERENÇA. O FUNDO MONETÁRIO É DIRIGIDO POR CINCO PAÍSES E O BANCO MUNDIAL POR OITO.

DEPOIS TEMOS A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO CUJO ESTATUDO ESTABELECE QUE AS DECISÕES SERÃO TOMADAS POR VOTO DEMOCRÁTICO; NUNCA SE VOTOU NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO. NUNCA! NEM UMA ÚNICA VEZ. UTILIZA-SE O PRINCÍPIO STALINISTA DA ACLAMAÇÃO. AS SOLUÇÕES SÃO DECIDIDAS POR ACLAMAÇÃO. O ORGANISMO ANTERIOR QUE SE CHAMAVA GATT VOTOU UMA VEZ. NÃO FOI UMA BOA EXPERIÊNCIA, NÃO SE REPETIU. NUNCA SE REPETIU.   

...ENTÃO, PODEMOS FALAR DE UM MUNDO DEMOCRATICAMENTE ORGANIZADO, QUANDO O MUNDO DEPENDE DE TRÊS ORGANISMOS NÃO DEMOCRÁTICOS QUE TOMAM AS DECISÕES NO LUGAR DA HUMANIDADE?

GUERRAS (ISSO É ATUALÍSSIMO)!

PODERÍAMOS, TAMBÉM, SE DER TEMPO, QUERO SER BREVE, FALAR DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS...
 
(...) PARECE QUE HOJE, AS GUERRAS ESTÃO BEM (SÃO LEGÍTIMAS) QUANDO AS NAÇÕES UNIDAS AS APROVAM, E ESTÃO MAL (SÃO ILEGÍTIMAS) QUANDO AS NAÇÕES UNIDAS AS DESAPROVAM.

MAS QUEM PROMOVE ESTA “BENÇÃO”? QUEM PROMOVE ESTA BENÇÃO?!....

A NAÇÕES UNIDAS ESTÁ FORMADA POR UMA ASSEMBLÉIA GERAL. AÍ ESTÃO TODOS OS PAÍSES, TODAS AS VOZES, INCLUSIVE A DESTE SENHOR QUE TAMBÉM QUER PARTICIPAR. TODAS AS VOZES!... MAS, É SIMBÓLICA. A ASSEMBLÉIA GERAL É SIMBÓLICA. FORMULA RECOMENDAÇÕES, NÃO TOMA DECISÕES.

AS DECISÕES SÃO TOMADAS PELO CONSELHO DE SEGURANÇA, E O CONSELHO DE SEGURANÇA ESTÁ COM... ONDE MANDAM, COM OS CINCO PAÍSES QUE TÊM O DIREITO DE VETO E O DIREITO DE VETO É O QUE DEVERAS DECIDE... ELES VELAM PELA PAZ MUNDIAL!

VELAM PELA PAZ MUNDIAL, MAS SÃO TAMBÉM, OS CINCO PRINCIPAIS FABRICANTES E VENDEDORES DE ARMAS NO MUNDO...  ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA, FRANÇA, RUSSIA E CHINA. OS CINCO PRINCIPAIS FABRICANTES DE ARMAS NO MUNDO SÃO OS ENCARREGADOS DA NOSSA PAZ.

E ASSIM NÓS VAMOS... CLARO,FAZEM O NEGÓCIO DA GUERRA, MAS VENDEM A PAZ TAMBÉM.

MÍDIA

ONDE?  COMO?

ATRAVÉS, SOBRETUDO, DOS GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE REPRODUZEM O SISTEMA DE PODER NO MUNDO E QUE AVALIAM A DEMOCRACIA DE CADA PAÍS.

SÃO GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE CONFUNDEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO COM A LIBERDADE DE PRESSÃO E QUE TÊM SIDO DEFINIDOS, COM MUITA MAESTRIA, POR ALGUM ANÔNIMO QUE ESCREVEU EM UM MURO “MIJAM EM NÓS E OS JORNAIS DIZEM QUE É CHUVA”.

O CASO MAIS CLARO, MAIS ESCANDALOSO DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL É, ATUALMENTE, O CASO DA VENEZUELA.


VENEZUELA

NO TEATRO, NO GRANDE TEATRO DO BEM E DO MAL HÁ UMA DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES ENTRE OS ANJOS E OS DEMÔNIOS, E HUGO CHAVES É UM DOS PRINCIPAIS DEMÔNIOS. 


É UM DITADOR DO PONTO DE VISTA DA FÁBRICA DE OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL...

É UM DITADOR, UM ESTRANHO DITADOR QUE, NO ENTANTO, GANHOU OITO ELEIÇÕES EM CINCO ANOS E AGORA, RECENTEMENTE NO REFERENDO, FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE ELEITO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUE COLOCOU O SEU CARGO À DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS E GANHOU DE 6 A 4 – 60% CONTRA 40%...

EM UMA ELEIÇÃO QUE EU ASSISTI COMO OBSERVADOR E POSSO DAR TESTEMUNHO DE QUE FORAM ELEIÇÕES TRANSPARENTES ONDE,PELA PRIMEIRA VEZ, SE CONSEGUIU EVITAR QUE OS MORTOS VOTASSEM, PORQUE NA VENEZUELA TINHAM O MAU HÁBITO DE VOTAR.

E TAMBÉM SE CONSEGUIU EVITAR QUE UMA PESSOA VOTASSE VÁRIAS VEZES POR CAUSA DO MAL DE PARKINSON - MUITA GENTE COLOCAVA VÁRIOS VOTOS NAS URNAS... A MESMA PESSOA.

ENTÃO A VENEZUELA É UM PAÍS ESTRANHO ONDE ACONTECE ISSO E, AO MESMO TEMPO, SE ASSISTE ÀS DENÚNCIAS PELA FALTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO. ALGUÉM LIGA A TELEVISÃO E NA TELA DA TELEVISÃO HÁ UM SENHOR QUE DIZ “AQUI NÃO HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO!”. LIGA-SE O RÁDIO E HÁ UMA VOZ QUE CLAMA “AQUI NÃO HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO!”. E ABRE-SE UM JORNAL E HÁ UM TÍTULO ENORME QUE DIZ “AQUI NÃO HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO!".

HOUVE APENAS UM MEIO DE COMUNICAÇÃO FECHADO NA VENEZUELA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, O CANAL 8 DE TELEVISÃO. MAS NÃO FOI FECHADO POR CHÁVEZ E SIM POR ESTES DEMOCRATAS QUE TOMARAM O PODER ATRAVÉS DE UM GOLPE DE ESTADO, DURANTE 48 HORAS,E NESTAS 48 HORAS FECHARAM TUDO, FECHARAM A ASSEMBLÉIA GERAL, ANULARAM A CONSTITUIÇÃO, OU SEJA, ESTRANHA DITADURA! E ESTRANHOS DEMOCRATAS!

EU CREIO QUE HAJA AÍ UMA UM DIVÓRCIO EXEMPLAR ENTRE A REALIDADE REAL E REALIDADE VIRTUAL QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MOSTRAM COMO ÚNICA REALIDADE POSSÍVEL.

E QUAL É A IMPLICAÇÃO DISSO? DE FORMA SIMPLES LHES CONTO QUE NA VENEZUELA HAVIA CINCO MILHÕES DE PESSOAS SEM DIREITOS CIVÍS PORQUE NÃO TINHAM DOCUMENTOS, E OS FILHOS NÃO PODIAM IR À ESCOLA PORQUE NÃO TINHAM CERTIDÃO DE NASCIMENTO! ISTO É O QUE CHÁVEZ ESTÁ MUDANDO, PORQUE EM PLENO PARAÍSO PETROLÍFERO, O QUE SE CHAMA DE VENEZUELA SAUDITA, HAVIA UMA MILHÃO E MEIO DE ANALFABETOS QUE AGORA ESTÃO SE ALFABETIZANDO, E ISTO EXPLICA A FÚRIA DOS GRANDES,DOS CHAMADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE INCOMUNICAM AS PESSOAS, OU SEJA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO INCOMUNICANTES.

TAMBÉM EXPLICAM OS RESULTADOS DESTAS ELEIÇÕES E DE ELEIÇÕES ANTERIORES, PORQUE HÁ UM POVO QUE RESUME SUA ATITUDE DE MANEIRA PERFEITA ATRAVÉS DE UMA FRASE,DITA POR UM VENEZUELANO POBRE QUE FOI ENTREVISTADO RECENTEMENTE, E QUE É MAIS EXPRESSIVA DO QUE QUALQUER DISCURSO! ELE DISSE:

“EU NÃO QUERO QUE CHAVEZ VÁ EMBORA PORQUE NÃO QUERO VOLTAR A SER INVISÍVEL.”



Eduardo Hughes Galeano
03 de Setembro de 1940
Montevidéu, Uruguai

Escritor - Poeta - Jornalista

Autor de: 
AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA


Sangue Latino 
(Canal Brasil e Urca Filmes)


Falsa democracia

JOSÉ   SARAMAGO  - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.