TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Que é Ser Mulher?...sexualidade e erotismo no cinema


SEXO COM PIPOCA

sexualidade e erotismo no cinema

UM SER ICÓGNITO?

por  em 01 de fev de 2013 às 00:52
Quatro séculos de comportamento masculino e feminino no filme Orlando [1992], roteirizado e dirigido por Sally Potter. Construção e desconstrução dos gêneros.
 "Do not fade"
83apodsrnxzbxord.jpg
O que é ser mulher?... (e várias reticências podiam se encaixar bem aqui...)
É ter um útero? Não ter controle algum no fato de que ele, ansioso do jeito que é, espera por um feto e se cobre todo de sangue, uma vez por mês, para recebê-lo? E que após isso, caso as visitas não venham, expele sangue pela porta de entrada?
Ou seria um cromossomo X a mais? Possuir um 'órgão' cheio de terminações nervosas que aparentemente 'só' serve para proporcionar prazer? São nossas roupas, nossos cabelos e maquiagem no rosto? Seria a servilidade, a fragilidade, a sensibilidade, a doçura, a fraqueza, a loucura, o sexto sentido? Ou os orgasmos múltiplos?
É o que diz minha família? Meus mestres? Meu país? Os donos do mundo?
orlando1992photobyliamlongman6.jpg
"Do not growl old, Orlando"
O que vemos no filme Orlando não é uma simples transformação de um homem em uma mulher, mas a construção do conhecimento de si mesmo. Já nos primeiros minutos de filme a atriz Tilda Swinton confronta a câmera e empodera-se da narrativa efetuada em terceira pessoa. Não admite que outros contem sua história já antes de todas as peripécias que viveria exigirem dela exatamente isso.
81278f32fb77a9dda0b7aa6d25150170.jpg
Após recitar um poema um tanto inadequado para a rainha Elizabeth I (interpretada por Quentin Crisp), recebe dela a oferta de um acordo. A parte de Orlando consistia simplesmente em nunca envelhecer.
Através dos séculos a personagem irá se deparar com o amor e suas traições.Também verá de perto os jogos políticos e as exigências sociais. Experimentará o prazer e o sentimento de liberdade. Renascerá mil vezes em sua existência enquanto homem, enquanto mulher e já como um ser desgarrado destas convenções.
Tilda-in-Orlando-man.jpeg

orlando1992photobyliamlongman4.jpg
orlando1992photobyliamlongman3.jpg
8ez7wi0n2dp424d.jpg
07202010_TildaSwintonOrlando.jpg
Sally Potter consegue transmitir, em figurinos maravilhosos, fotografia original e excelente, magistral e ousada direção, a impressão de que homem e mulher não podem ser usados para definir naturalmente duas entidades. Orlando ainda está ali, se apoderando da mise-en-scène de sua própria vida, desafiando a câmera e a nós, telespectadores.
tumblr_lmlszq9DJV1qj1ubuo1_r1_1280.jpg
Quanto demora para se tornar uma mulher? Talvez Orlando tivesse se perguntado ao longo de seus 400 anos de vida. Talvez Virginia Woolf tenha se perguntado ao escrever o livro na década de 20. Talvez Sally Potter, ao filmar a obra literária.
E quanto tempo para se tornar um homem? ... Talvez você se pergunte...
Eu me pergunto se nos tornamos mesmo e se essa divisão/definição realmente seja necessária...
Artigo da autoria de Talita Aquino.
Sempre que posso tento jornalistar um pouco sobre cinema. E sexualidade é o meu fetiche. Misturemos prazeres então..
Saiba como fazer parte da obvious.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.