TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

COM - PAIXÃO

"Poderíamos entender a com-paixão no sentido do cristianismo originário, sentido altamente positivo, que é ter miseri - cor - dia, vale dizer, um coração (cor) capaz de sentir os míseros e sair de si para socorrê-los. Atitude que a própria palavra com -paixão sugere: ter paixão Com o Outro, sofrer com ele, alegrar-se com ele, andar o caminho com ele. 
Leonardo Boff
"A palavra "compaixão”: O prefixo "com" significa "junto" e "paixão" significa "sofrer". Assim, ser compassivo significa sofrer junto com a outra pessoa. Contudo, não implica sofrimento, mas a capacidade de aliviar o sofrimento. A capacidade de aliviar o sofrimento em você mesmo e na outra pessoa. Se você souber abraçar com ternura sua dor e tristeza, olhar profundamente a natureza do sofrimento, poderá transformar esse sofrimento e gerar alívio. Você não precisa sofrer e não precisa sofrer pelo o outro."



"O PROBLEMA EM COMPARTILHAR AMOR E COMPAIXÃO É QUE VOCÊ PRIMEIRO TEM QUE COMPARTILHAR ISSO COM VOCÊ MESMO."
 Robert Happé



Esta postagem é dedicada, neste dia, para uma pessoa muito especial, que mais do que ninguém, sabe o que é viver a com-paixão em seu cotidiano, no sentido de "ter paixão com o Outro, sofrer Com ele, alegrar-se com ele".
 

Um comentário:

  1. Quem foi fisgado por esse amor (com-paixão) supera limitações e descaminhos. Abraços... (Romualdo)

    ResponderExcluir

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.