TRAVESSEIRO SUSPENSO POR FIOS DE NYLON

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UAKTI - Música Instrumental Experimental Brasileira

Uakti


Uakti é um grupo brasileiro de música instrumental, formado por Marco Antônio GuimarãesArtur Andrés RibeiroPaulo Sérgio Santos e Décio Ramos. O Uakti é conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, construídos pelo próprio grupo.

O nome

O nome do grupo se origina de uma lenda dos índios TukanoUakti era um ser mitológico que vivia às margens do Rio Negro. Seu corpo era repleto de furos que ao serem atravessados pelo vento emitiam sons que encantavam as mulheres da tribo. Os homens perseguiram Uakti e o mataram. No local onde seus restos foram enterrados nasceram palmeiras que os índios usaram para fazer flautas de som encantador como os produzidos pelo corpo de Uakti

Música

O principal compositor do Uakti, Marco Antônio Guimarães, tem formação erudita e utiliza em suas composições um estilo composto de estruturas rítmicas complexas. Normalmente mais de um compasso é utilizado na mesma composição, quando não é utilizada métrica livre. A melodia e harmonia são compostas de forma a aproveitar as características de execução do instrumental. O estilo do Uakti já foi comparado ao minimalismo de Steve Reich e Philip Glass.
Se por um lado, as técnicas composicionais são contemporâneas, a sonoridade dos instrumentos, por outro, empresta um caráter primitivo à música do grupo. Esta dicotomia é o segredo do som do Uakti.







Album: I Ching
Track: 02 - Earth


Album Tracking list:

1. Céu

2. Terra

3. Trovão
4. Agua
5. Montanha
6. Vento
7. Fogo
8. Lago
9. Dança Dos Hexagramas
10. Altinak
11. Ponto De Mutação

Palavras-chave:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, faça seus comentários, observações, correções. Grata pela visita.